Curiosidades do Halloween

Por: | 21:19 1 comentário
Olá meus amores, tudo bom?
Hoje vim postar várias curiosidades sobre o Halloween, que foi comemorado ontem dia 31/10, alguém ai saio batendo nas portas das casas dos vizinhos dizendo "doces ou travessuras?" rs. Vamos ao contexto do Halloween? 
- O que é Halloween?
Originalmente, o Halloween não tinha qualquer relação com as bruxas. Na verdade, ele era celebrado como a "festa dos mortos" pelo povo celta, entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., nas datas de 30 de outubro a 2 de novembro. Dizia-se que os espíritos dos mortos voltavam à Terra para saudarem seus familiares na festa, chamada pelo povo de "Samhain".
Foi dos celtas que nasceu também o costume das fantasias. Uma lenda diz que todos os mortos daquele ano voltariam à Terra em busca de corpos vivos para possuir nesta data. Então, na noite do dia 31 de outubro, todos apagavam as fogueiras de suas casas e ainda usavam fantasias para "se esconderem" e afastarem os mortos de seu caminho.
Vamos saber agora das curiosidades?
Outubro é o segundo mês que acontece o maior faturamento dos comércios Irlandês e você sabe por que? Por causa do “Halloween”. O famoso, arrepiante e mais assombrado evento da Ilha Esmeralda só perde para o Natal. E há boas explicações para isso. Leia abaixo as curiosidades selecionadas sobre o Halloween e entenda melhor essa história e o que tudo isso tem a ver com a Irlanda.
1. Acredite ou não, o Halloween é Irish.
Muito esclarecedor, não? A celebração é uma tradição dos antigos celtas e inicialmente comemorava o festival de Shamhain, palavra que está bem longe de significar qualquer maldição: é simplesmente marca do fim do verão. O evento também festejava o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de previsões para o inverno, o retorno dos rebanhos para o pasto e a renovação das leis celtas.
2. Desvendando a palavra.
Na realidade, Halloween é o “fast mode” da expressão “all hallows’s even”, que significa “noite de todos os santos”.
3. Porque essa data?
Existem várias teorias que explicam a comemoração do Halloween em 31 de outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.
4. De celebração celta a Dia das Bruxas
Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas.
5. As abóboras assombradas.
Quando se fala em Halloween, a primeira imagem que vem à cabeça é uma abóbora esculpida e iluminada. Essa famosa referência é conhecida como “Jack O’lantern”.
Segundo o folclore irlandês, um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então.
Com o tempo, as pessoas criaram diferentes versões da Jack O’Lantern, esculpindo rostos assustadores em nabos, batatas e abóboras para afugentar Jack e outros espíritos malignos.
6. E o gato preto, onde entra? 
O coitadinho do gato ganhou má fama em antigas lendas. Essas afirmavam que as bruxas se transformavam no bichano versão "black" e, para ajudar, algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos, mas nem tudo está pedindo; Hoje o gato preto é símbolo de auto confiança, independência e liberdade.
7. Caldeirão, aranhas e morcegos? Afinal, pra que tudo isso?
Há quem acredite em significados ocultos para os itens do Halloween.
- A vela indica os caminhos para os espíritos.
- O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele jogam-se moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos dentro do caldeirão. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
- A aranha simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
- O morcego simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.
8. Palheta de cores exuberantes.
As cores laranja, preto e roxo não foram escolhidas por acaso para representar a festa.
- Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar-lhes a energia.
- Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
- Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.
9. Outros nomes, mesmo significado.
A festa de Halloween equivale ao “Dia de Todos os Santos” e ao “Dia de Finados”. A celebração foi absorvida pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos. Nos países de origem hispânica, comemora-se o Dia dos Mortos na mesma data. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.
10. E o “trick or treat”, advinha? IRISH!
Pois é, a famosa pergunta “gostosuras ou travessuras?” também se originou na Irlanda. Para celebrar a data, as crianças celtas iam de casa em casa vestindo roupas extravagantes e pedindo, para as comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla. Os celtas acreditavam que o único modo de apaziguar os espíritos do mal era oferecer comida para ela. Quem se recusava a ajudar sofria com as “travessuras” da deusa. Já hoje, quem aplica o castigo são as próprias crianças. Intercambistas, preparem-se e munam-se de doces. 
11. E o contato com os espíritos?
Os celtas acreditavam que era possível entrar em contato com o mundo dos mortos durante o Samhain. Para eles, o contato liberava todo tipo de espírito, de pessoas mortas a bruxas e demônios. Leite e comida eram usados para acalmar esses espíritos além de que, durante as celebrações, os celtas se fantasiavam com pele e cabeças de animais abatidos.
12. Quais lugares festejamos o Halloween?
O Halloween é festejado no Reino Unido, Irlanda, Canadá e, principalmente, Estados Unidos. Recentemente, foi exportado para países como o Brasil
13. Concorrência do Brasil.
Para fazer concorrência à festa do Halloween, autoridades brasileiras criaram o Dia do Saci-Pererê, também festejado em 31 de Outubro.
14. Vocês sabiam que tem dia para adoção de "Gatos Pretos"?
O Centro de Zoonoses das cidade de São Paulo proibiu a adoção de gatos pretos nas sextas-feiras 13. O objetivo é evitar sacrifícios em rituais de magia. Nos Estados Unidos, a adoção de gatos é normalmente proibida durante o Halloween.
15. Dia dos Mortos (México e Brasil).
Uma das celebrações mais populares do México é o Dia dos Mortos, em 2 de novembro, após o Dia das Bruxas e Dia de Todos os Santos. Ao contrário dos brasileiros, que lembram os mortos com flores, missas e procissões, os mexicanos fazem uma verdadeira festa. As festividades começam em outubro e seguem até a primeira semana de novembro. Os mexicanos oferecem água, flores, velas, guloseimas e todos os bons frutos obtidos durante a ausência do morto. É uma data em que os vivos se aproximam dos mortos e vice-versa. Os túmulos são sempre limpos e decorados com coras de flores. Vendem-se muitos produtos alusivos à morte, quase todos em forma de caveira. As crianças adoram os crânios de açúcar. O Dia dos Mortos é de riso e diversão. Dois dos ditados mais populares relativos à data são: “Ao morto o poço e ao vivo o gozo” e “Ao morto a sepultura e ao vivo a travessura”. 
16. Filme e música.
Existe uma série de filmes de terror chamada Halloween. O primeiro filme foi lançado em 1978, com direção de John Carpenter. Em 2008, foi feita um remake do filme original, com direção de Rob Zombie. 
Existe também uma banda de heavy metal alemã chamada Halloween (Hell+Halloween). Os discos de maior vendagem do Halloween foram Walls of Jericho e Keeper of the Seven Keys. 

Sentiu um frio na espinha ao se dar conta de que você está no país que originou o tenebroso Dia das Bruxas?
Gostaram dessas curiosidades meninas? O que acharam? Falem pra mim nos comentários.
Até a próxima!
Um super beijo <3

Um comentário: Deixe o seu comentário

  1. oi flor te seguindo! vem conhecer meu cantinho *-* ,pinkbjs.
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/pinkbelezura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir